Site RI - BPI - Demonstração não financeira
BPI - Relações com Investidores Página InicialEnglish VersionSites BPISegurança

FAQ's
Mapa do Site
Glossário
Contactos


Grupo BPI
Governo Grupo BPI
Dados Financeiros
Accionistas
Acções Banco BPI
Dívida
Notícias e Eventos





Links Úteis
Informação obrigatória aos Investidores
Termos de Utilização
Política de Cookies
Demonstração não financeira

Enquadramento | Breve Descrição do Modelo Empresarial do BPI | Responsabilidade Ambiental | Responsabilidade Social | Contribuição Tributária Total do Grupo BPI

Enquadramento

Este capítulo inclui conteúdos complementares ao Relatório e Contas de 2017 do BPI. Nesta 1.ª edição, apresenta-se informação mais detalhada sobre a evolução, desempenho, posição e impacto das atividades de responsabilidade social do BPI durante este exercício, em linha com os seus objetivos, modelo de gestão e linhas estratégicas.

A 8 Fevereiro de 2017, o CaixaBank comunicou ter atingido uma participação de 84.51% no capital do Banco BPI na sequência da Oferta Pública de Aquisição lançada no dia 18 de Abril de 2016. Deste modo se iniciou um ciclo novo para o BPI que passa a fazer parte do Grupo CaixaBank. O acionista de referência do CaixaBank, com uma participação de 40% do capital social é o CriteriaCaixa, uma sociedade gestora de participações sociais, controlada a 100% pela Fundação Bancária "la Caixa".

A Fundação Bancária "la Caixa" é a maior fundação de Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, com um orçamento de 510 milhões de euros em 2017 destinado a apoiar a sua obra social. Em resultado da integração do BPI no Grupo CaixaBank, a Fundação "la Caixa" iniciou a implementação da sua ação social em Portugal, com um orçamento anual que se prevê venha a atingir 50 milhões de euros.

O BPI é uma sociedade anónima com o capital aberto ao investimento público e encontra-se autorizado pelo Banco de Portugal a exercer a atividade bancária e pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários para o exercício de atividades de intermediação financeira.
 
No BPI as questões ambientais, sociais e relativas aos trabalhadores, à igualdade entre mulheres e homens, à não discriminação, ao respeito pelos direitos humanos, ao combate à corrupção e às tentativas de suborno, são devidamente acolhidas, tratadas e acompanhadas pelas Políticas, Normativos e Ordens de Serviço internas.

Da integração do BPI como empresa do Grupo CaixaBank, resulta uma coordenação e harmonização com as orientações estratégicas do Grupo, que se materializará também na adoção e aperfeiçoamento pelo BPI ao longo do exercício de 2018 das políticas respeitantes às referidas matérias.
 
Última actualização: 31-12-2017