Site RI - Indicadores Financeiros
BPI - Relações com Investidores Página InicialEnglish VersionSites BPISegurança

FAQ's
Mapa do Site
Glossário
Contactos


Grupo BPI
Governo Grupo BPI
Dados Financeiros
Accionistas
Acções Banco BPI
Dívida
Notícias e Eventos





Links Úteis
Informação obrigatória aos Investidores
Termos de Utilização
Política de Cookies
FAQ's

Sobre o Grupo BPI

Governo do Grupo BPI

Informação Financeira

Assembleias Gerais

Acções BPI

Dívida



Se não obteve uma resposta para as suas questões e não consegue localizar a informação que pretende neste website, por favor entre em contacto com a equipa de Relações com Investidores.




O que é o Grupo BPI? Quais as principais áreas de negócio?

O Grupo BPI - liderado pelo Banco BPI - é um grupo financeiro, multiespecializado, centrado na actividade bancária, dotado de uma oferta completa de serviços e produtos financeiros para os Clientes empresariais, institucionais e particulares.

A actividade do Grupo desenvolve-se principalmente em Portugal, um mercado desenvolvido e concorrencial onde o BPI detém uma forte posição competitiva a terceira por volume de negócios entre os bancos privados , e em Angola, uma economia emergente que tem registado um crescimento forte e sustentado ao longo dos últimos anos, onde o BPI, através da participação no BFA, é líder de mercado.

A actividade de banca comercial em Portugal preponderantemente focada na captação de recursos de Clientes e na concessão de crédito a particulares, empresas e institucionais , é desenvolvida pelo Banco BPI, apoiada numa rede de distribuição multicanal que inclui redes físicas especializadas com ampla cobertura geográfica.

O Banco Português de Investimento, matriz original do Grupo BPI, desenvolve a actividade de Banca de Investimento - Acções, Corporate Finance e Private Banking - no âmbito geográfico da Península Ibérica.

Na Gestão de Activos, o BPI detém posições muito relevantes na gestão de fundos de investimento, fundos de pensões e seguros de vida-capitalização, que distribui através do Banco BPI e do Banco Português de Investimento.

Em Angola, o BPI detém posições de liderança na actividade de banca comercial através do Banco Fomento (BFA) que detém a 50.1%. O BFA serve particulares e empresas através de uma ampla rede de distribuição com forte presença em Luanda e uma cobertura alargada de todo o território.

Na página "O que é o Grupo BPI" são apresentadas as principais entidades e estrutura do Grupo.

Onde posso encontrar uma lista das subsidiárias do Banco BPI ?

No Relatório e Contas, na 1ª nota às demonstrações financeiras consolidadas, é apresentada uma lista das sociedades que integram o Grupo BPI.

Gostaria de obter um organograma do Grupo BPI. Onde posso obtê-lo?

Para visualizar o organograma funcional do Grupo BPI clique aqui.

Onde posso encontrar informação relativa à história do Banco BPI?

O Banco BPI resultou da fusão, em 1998, entre o Banco Fonsecas & Burnay (BFB), o Banco de Fomento e Exterior (BFE) e o Banco Borges & Irmão (BBI). As raízes do BPI remontam, no entanto, a 1981 quando a SPI - Sociedade Portuguesa de Investimentos foi criada. Na página «Marcos Históricos» poderá encontrar informação sobre as datas e os momentos mais importantes da história do Grupo BPI.

Quais os principais indicadores financeiros do Grupo BPI ?

Principais indicadores financeiros:
- Com base na última divulgação trimestral: clicar aqui.
- Últimos cinco anos: clicar aqui.

Qual a quota de mercado do BPI no mercado?

O BPI é o 4.º maior grupo financeiro privado Português. Em termos globais, a quota de mercado do banco no negócio de Banca Comercial em Portugal é de, aproximadamente, 10%.

Em determinadas áreas de negócio, o Banco ocupa posições de liderança.

Em Angola, o Banco de Fomento ocupa posições de liderança no crédito, depósitos e meios de pagamento.

O BPI desenvolve alguma actividade fora de Portugal?

A actividade internacional do Grupo BPI é compreendida, sobretudo, pelo Banco de Fomento de Angola, detido em 50.1%, e, em Moçambique, pelo Banco Comercial e de Investimentos, que resulta de uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos, e no qual o Grupo BPI detém uma participação de 30%.

Onde posso encontrar informação relativa ao Banco de Fomento Angola?

Existem diversas fontes de informação de natureza institucional sobre o Banco de Fomento Angola. Poderá encontrar informação sobre o BFA no Relatório e Contas Anual do Banco BPI, nos últimos comunicados de divulgação de resultados (e respectivas apresentações), nos documentos de apoio à última conferência para analistas e investidores e, por último, no website institucional do BFA, cujo endereço é www.bfa.ao.

Onde é a sede do Banco BPI?

A sede do Banco BPI é na Rua Tenente Valadim, no Porto. Na página de contactos deste site poderá encontrar as moradas e mapas dos edifícios mais importantes do Banco.

Quais são os princípios orientadores da política de governo do Grupo BPI?

1) Criação de valor como primeiro objectivo da Administração e dos Colaboradores do BPI.

2) Transparência da gestão

  • Informação interna: permite aos membros não-executivos do Conselho de Administração, aos membros do Conselho Fiscal levar a cabo, com eficácia, as suas funções de supervisão e fiscalização.
  • Informação externa - permite aos Accionistas, às autoridades, aos auditores, aos investidores e à comunidade, em geral, avaliar da qualidade e da conformidade da informação prestada e dos resultados alcançados.

3) Independência da gestão executiva relativamente a qualquer Accionista individual ou a interesses específicos.

4) Equidade no relacionamento com os Accionistas, com os Clientes e com os Colaboradores.

5) Lealdade através da implementação de mecanismos que previnam a ocorrência de situações de conflito de interesses.

6) Eficiência no funcionamento e interacção de todos os órgãos de administração e fiscalização da Sociedade.

7) Rigor na administração dos diversos riscos subjacentes à actividade do Grupo.

8) Participação na decisão através da adopção de modelos colegiais nos processos de tomada de decisão e no fomento do trabalho de equipa.

9) Desempenho e mérito como critérios fundamentais da política de remuneração dos Colaboradores e Administradores.

10) Harmonia no alinhamento entre os interesses dos Accionistas e dos Administradores e Colaboradores.

Qual é o modelo de governo do Banco BPI?

O Banco BPI tem um modelo de governo latino, composto por um órgão de administração - o Conselho de Administração - que aponta uma Comissão Executiva para a gestão da actividade corrente do Banco, um órgão interno de fiscalização - o Conselho Fiscal - e um Revisor Oficial de Contas, todos eleitos em Assembleia Geral de Accionistas.

Na página «Governo e Fiscalização - Sumário» encontrará mais informação sobre o modelo de governo adoptado.

Onde posso encontrar informação acerca do Conselho de Administração e da sua Comissão Executiva ?

Poderá encontrar informação detalhada sobre a composição, competências e regras de funcionamento do Conselho de Administração do Banco BPI e da sua Comissão Executiva, clicando nos seguintes links:
- Conselho de Administração
- Comissão Executiva

Onde posso obter informação acerca de remuneração (política, montantes pagos, stock-options, etc) no Banco BPI?

O BPI divulga publicamente informação detalhada sobre a política de remuneração do BPI, o valor pago aos membros dos órgãos sociais e a caracterização, em pormenor, do programa de remuneração variável em acções (em vigor desde 2001). O Banco presta ainda informação, relativamente a administradores do Banco BPI, informação sobre: os seus planos de pensões, crédito concedido e seguros de que sejam beneficiários (a expensas do Banco). Para aceder a esta informação, por favor clique aqui.

O BPI tem implementado algum programa de stock options ou de remuneração por atribuição de acções?

Sim. O Grupo BPI dispõe de um programa de Remuneração Variável em Acções (RVA) que consiste na atribuição de uma parte da remuneração variável sob a forma de acções do Banco BPI e opções de compra de acções do Banco BPI. Este programa está em vigor no Grupo desde o início do exercício de 2001.

O Grupo BPI tem código de conduta? Qual a preocupação do Grupo relativamente a questões de natureza ética e deontológica no desempenho da actividade?

O Grupo BPI tem um código de conduta aplicável a todas as sociedades que o compõem, divulgado publicamente na página de Ética e Deontologia.

Onde é possível obter informação acerca da política e iniciativas do BPI no âmbito da responsabilidade social?

O BPI tem neste site uma página dedicada ao tema, na qual são referidos os princípios inerentes à política de responsabilidade social do BPI, bem como algumas das iniciativas levadas a cabo pelo Banco nesse campo.

O Banco BPI tem uma política de dividendos?

O Banco BPI tem desde Abril de 2007 a seguinte política de dividendos de longo prazo aprovada em Assembleia Geral:

“Distribuição de um dividendo anual, mediante proposta a submeter pelo Conselho de Administração à Assembleia Geral, tendencialmente não inferior a 40% do lucro líquido apurado nas contas consolidadas do exercício a que se reporta, salvo se circunstâncias excepcionais justificarem, no juízo fundamentado do Conselho de Administração, submeter à deliberação dos Accionistas a distribuição de um dividendo inferior.”

Como é que eu posso obter os Relatórios e Contas do BPI?

Encontra-se disponível neste website um arquivo com os Relatório e Contas do Grupo BPI (anuais e semestrais) desde o exercício de 1999. Esses documentos estão disponíveis para download (pdf) e, para os relatórios anuais subsequentes a 2002, estão ainda disponíveis versões “web” dos mesmos. Se pretender obter uma cópia impressa dos Relatórios, contacte a Direcção de Relações com Investidores, utilizando, para esse efeito, a página de contactos.

Onde posso obter informação sobre os resultados do BPI?

Neste site tem permanentemente um pequeno portal dedicado à última divulgação de resultados trimestrais. Para aceder, por favor clique aqui.

Onde posso encontrar informação financeira histórica do BPI ?

Na secção Dados Financeiros deste website, tem à sua disposição informação relativa aos últimos cinco anos.

Onde posso encontrar informação acerca de perspectivas futuras para o Banco ?

Por regra, as indicações (quantitativas ou qualitativas) fornecidas pelo CEO ao mercado acerca de perspectivas futuras para o Banco, são dadas na apresentação dos resultados trimestrais, designadamente na sessão de perguntas e respostas (Q&A) que sucede à exposição feita pelo CEO aos analistas. Tanto as referidas apresentações, como o Q&A, estão disponíveis neste website.

Quais são as notações de rating para o BPI?

Por favor visite a secção Ratings.

Qual é o auditor externo do BPI?

O auditor externo do BPI é a Deloitte.

Quais são os analistas financeiros que cobrem a acção BPI?

Na página Cobertura de analistas está disponível a lista dos analistas financeiros que procedem a um acompanhamento regular da acção BPI.

O que é a Assembleia Geral de Accionistas?

A Assembleia Geral (AG) do Banco BPI é o órgão social constituído por todos os Accionistas do Banco BPI que delibera sobre matérias de vital importância para a vida da sociedade, nomeadamente:

  • apreciação da orientação estratégica e políticas adoptadas;
  • eleição dos membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Comissão de Remunerações;
  • apreciação do relatório do Conselho de Administração, discussão e votação do balanço e contas consolidadas, e do parecer do Conselho Fiscal;
  • deliberação sobre a aplicação dos resultados do exercício e aumentos de capital;
  • deliberação sobre alterações aos estatutos e remunerações dos órgãos sociais.

Qual a data e local da Assembleia Geral de Accionistas ?

A data e local da Assembleia Geral de Accionistas é publicada na página «Calendário de Eventos» (assim que disponível). As Assembleias Gerais de Accionistas são, habitualmente, realizadas no mês de Abril e na cidade do Porto.

Quem pode participar nas Assembleias de Accionistas?

Nas Assembleias de Accionistas podem participar todos os Accionistas que forem titulares de pelo menos uma acção do Banco BPI, no quinto dia de negociação anterior ao designado para a reunião da Assembleia Geral.

Os accionistas sem disponibilidade para compareceram na Assembleia podem fazer-se representar (por outros accionistas ou terceiros), ou, alternativamente, podem proceder ao voto por correspondência postal ou voto através da Internet.

Porque devo participar na Assembleia Geral?

A Assembleia Geral de Accionistas é um evento muito importante no relacionamento entre a sociedade e os seus accionistas, já que constitui a oportunidade, por excelência, de estes últimos se pronunciarem sobre matérias da maior relevância para a sociedade.

Que necessito de fazer para participar na Assembleia Geral?

Se pretender estar presente na Assembleia Geral, deve declarar, por escrito, essa sua intenção ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral e ao intermediário financeiro onde se encontram depositadas as suas acções do Banco BPI, dentro dos prazos previstos para o efeito.

No caso do accionista ser uma pessoa colectiva, é necessário ainda que esta nomeie um representante seu, enviando ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral , e dentro do prazo previsto para o efeito, um documento escrito através do qual a pessoa colectiva identifique os seus representantes, contendo assinatura manuscrita dos representantes legais da pessoa colectiva, e sendo acompanhado de cópia do documento de identificação dos subscritores do mesmo.

Aquando da realização de uma Assembleia Geral é criado neste site uma página especificamente de apoio ao evento, onde se disponibiliza, os documentos preparatórios da AG, as datas-chave e informação sobre os procedimentos para participação na mesma.

Onde posso encontrar informação relativa a Assembleias Gerais?

Na secção Assembleias Gerais deste site poderá encontrar toda a informação (documentos, datas, resultados, etc) relativa às Assembleias Gerais realizadas no passado, bem como informação que já se encontre disponível relativamente à próxima Assembleia.

Quais são as datas mais importantes relacionadas com a Assembleia Geral?

Existem 3 datas chaves aquando da realização de uma Assembleia Geral:

  • Data em que é fixado o número de acções consideradas para efeitos da AG;
  • Data limite de recepção pelo Presidente da Assembleia Geral dos documentos - declaração de titularidade das acções, voto por correspondência (se aplicável) e carta de representação (se aplicável) - necessários à participação na Assembleia Geral;
  • Data de realização da Assembleia Geral.

Aquando da realização de uma Assembleia Geral é publicada uma página especifica de apoio ao evento onde é referido, entre outra informação, as datas-chave a considerar.

Não me é possível estar presente na Assembleia de Accionistas. Posso participar de outra forma?

Sim. Estão previstas três formas de participação em Assembleias de Accionistas, sem que se verifique a presença física do accionista, a saber: representação, voto por correspondência postal e voto por correspondência electrónica.

De que modo podem os Accionistas incluir propostas na ordem de trabalhos da Assembleia Geral ?

O Accionista ou Accionistas que possuam acções correspondentes a, pelo menos, 5% do capital social podem requerer que na ordem de trabalhos de uma Assembleia Geral, já convocada ou a convocar, sejam incluídos determinados assuntos. Já no decorrer das Assembleias Gerais, qualquer Accionista pode requerer que lhe sejam prestadas as informações necessárias a formar opinião fundamentada sobre os assuntos sujeitos a deliberação.

Sou accionista do Banco BPI, e tenho questões relacionadas com a Assembleia. Que contactos tenho disponíveis?

Poderá contactar-nos através da linha (00 351) 22 607 33 35, durante os dias úteis entre as 9:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 17:30. Alternativamente, poderá enviar um e-mail para o endereço investor.relations@bancobpi.pt ou escrever-nos para o endereço postal «Assembleia Geral de Accionistas; Ao cuidado da Direcção de Relações com Investidores, Rua Tenente Valadim, 284, 4100-476 Porto».

É possível participar na Assembleia Geral de Accionistas por telefone ou através da Internet ?

O Banco BPI faculta aos seus Accionistas, a possibilidade de exercerem o voto por correspondência electrónica relativamente às propostas da convocatória da Assembleia Geral. Não é possível participar na AGA por telefone.

O que é o voto através de representante e voto por correspondência (postal ou electrónica) e o que é necessário para exercer essas modalidades?

Voto através de representante
Os accionistas poderão fazer-se representar por qualquer pessoa, física ou jurídica, que para o efeito designarem. As representações serão comunicadas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral por documento escrito com assinatura, dentro do prazo previsto para o efeito.

Voto por correspondência (postal ou electrónica)
O accionista tem a faculdade de expressar o seu sentido de voto relativamente às propostas constantes da convocatória da Assembleia Geral, através do preenchimento e envio por correio postal, de um boletim de voto. Alternativamente, o accionista pode optar por preencher uma minuta, onde define uma palavra-chave e indica um endereço de e-mail, com vista a posteriormente exercer o seu direito de voto através da Internet (neste site).

Aquando da realização de uma Assembleia Geral é publicada uma página especifica de apoio ao evento onde se disponibiliza, para além dos documentos preparatórios, informação sobre os procedimentos incluindo os relacionados com o exercício de voto através de representante ou voto por correspondência postal ou electrónica - para participação na mesma, bem como informação sobre as datas mais importantes.

Como confirmo o número de acções de que sou titular?

A confirmação do número de acções tem de ser obtida junto do Intermediário Financeiro onde as acções se encontrem registadas (entidade de Custódia).

Pode um accionista fazer-se acompanhar do seu cônjuge, filho/filha ou outra pessoa?

Não. Uma Assembleia Geral de Accionistas, sendo um evento que diz respeito à Administração do Grupo BPI e aos seus Accionistas (ou aos seus representantes), tem, naturalmente, acesso condicionado.

O local onde se realizam as Assembleias de Accionistas está preparado para receber pessoas com deficiências motoras?

Sim. As instalações da Fundação de Serralves - sitio onde decorreram as últimas Assembleias de Accionistas - estão preparadas para acomodarem pessoas com deficiências motoras.

Qual é o idioma utilizado nas Assembleias de Accionistas?

O idioma oficial nas Assembleias de Accionistas é o Português. É contudo possível, mediante solicitação ao Presidente da Mesa da A.G., utilizar, pontualmente, o idioma inglês.

Qual é a duração da Assembleia Geral?

A duração da Assembleia Geral não está pré-estabelecida, já que não é possível, de antemão, saber quanto tempo é que as exposições, o debate e o processo de votação irão demorar. Contudo, em termos meramente indicativos e de acordo com a experiência recolhida de Assembleias anteriores, é razoável esperar que uma AG dure entre uma a duas horas.

Qual é o valor nominal de uma acção do BPI?

O valor nominal é de 1 euro por acção.

Qual a quantidade de acções ordinárias do Banco BPI emitidas e admitidas à negociação em bolsa?

990 milhões de acções.

Em que bolsas as acções do BPI são negociadas?

As acções do BPI são negociadas na Euronext Lisbon.

Onde posso obter informação acerca da evolução da acção Banco BPI em bolsa ?

Neste site tem disponível um motor de gráficos que lhe permite acompanhar a evolução, ao longo do dia ou para séries longas, da cotação da acção Banco BPI. A diferença entre os valores apresentados no site e a cotação, em tempo real, na bolsa, é de apenas dois minutos. Poderá ainda beneficiar de diversas funcionalidades, como realizar comparativos de performance contra índices, proceder ao download do histórico de cotações e desenhar médias móveis.

Quais são os tickers na Reuters e Bloomberg das acções do Banco BPI e o código ISIN?

Reuters: BBPI.LS

Bloomberg: BPI PL

Código ISIN: PTBPI0AM0004

Quando é que as acções do BPI começaram a transaccionar em bolsa e a que preço?

As acções do BPI foram admitidas à negociação pela primeira vez no dia 19 de Setembro de 1986. Para consultar cotações históricas por favor consulte a secção "gráficos e cotações".

Qual foi a última vez que o BPI aumentou o capital ?

A última operação de aumento de capital por entrada de dinheiro ocorreu em Junho de 2008 e consistiu na emissão 140 000 000 acções ordinárias com o valor nominal unitário de um euro, donde resultou um aumento do capital social de 760 000 000 euros para 900 000 000 euros. A oferta foi reservada a Accionistas, ao abrigo do respectivo direito de preferência, por aplicação do factor 0.1863763517 ao número de direitos de subscrição detidos. O preço de subscrição foi de €2.50. A finalidade da oferta foi financiar o crescimento previsto para a actividade do Grupo BPI, tendo em atenção os objectivos definidos na Política de Dividendos de longo prazo do BPI.

Em 2011, o BPI procedeu a um aumento do capital social de 900 M.€ para 990 M.€ mediante incorporação de reservas no valor de 90 M.€. As novas acções emitidas foram admitidas à negociação no mercado da Euronext em 7 de Junho de 2011.

Para mais informação sobre a evolução do capital do BPI, por favor clique aqui.

Onde posso encontrar "equity research" sobre as acções do Banco BPI ?

Na página Cobertura dos Analistas poderá encontrar uma lista (e contactos de e-mail) dos analistas que actualmente procedem à cobertura regular da acção Banco BPI.

Onde posso encontrar séries históricas de cotações do BPI?

Na secção «Gráfico e Cotações» poderá consultar e proceder ao download de todo o histórico de cotações do BPI, incluindo preços ajustados (por variações no capital, nomeadamente aumentos de capital e stock-split) e não ajustados.

Onde posso encontrar informação relativa a dívida?

Este website tem uma secção inteiramente dedicada a dívida, contendo informação relativa ao Programa “Euro Medium Term Note”, a acções preferenciais, operações de titularização de créditos e programas de emissões de obrigações colaterizadas (Programa de Emissões de Obrigações Hipotecárias e Programa de Emissões de Obrigações sobre o Sector Público). Para aceder a essa secção, por favor clique aqui.

Quais são as notações de rating dos Bancos do Grupo BPI?

Para obter as notações de rating dos Bancos do Grupo BPI por favor clicar aqui.