Site RI - Indicadores Financeiros
BPI - Relações com Investidores Página InicialEnglish VersionSites BPISegurança

FAQ's
Mapa do Site
Glossário
Contactos


Grupo BPI
Governo Grupo BPI
Dados Financeiros
Accionistas
Acções Banco BPI
Dívida
Notícias e Eventos





Links Úteis
Informação obrigatória aos Investidores
Termos de Utilização
Política de Cookies
Glossário

 
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
 
Última Actualização: 14-03-2003


Acção ordinária com direito a voto

Título representativo de uma parcela de capital da empresa emitente. Confere aos seus detentores, como direitos principais, o direito a receber um dividendo, a participar e votar nas Assembleias Gerais e a uma quota parte dos activos em situação de liquidação.



Acção preferencial sem direito de voto

Título representativo de uma parcela do capital da empresa emitente. Confere aos seus detentores prioridade no recebimento do dividendo (a uma taxa pré-definida) e na liquidação de activos, face aos detentores de acções ordinárias.



Acordo de recompra

Acordo entre duas partes, associado a uma venda de títulos, segundo o qual o vendedor readquire os títulos a um preço e numa data pré-fixados. Resulta numa cedência de fundos normalmente de curto prazo e garantida por títulos, existindo dessa forma uma taxa de juro implícita. É frequente ser utilizada pelo Banco de Portugal (vendedor) em operações de absorção de liquidez no mercado monetário.



Activo total mais desintermediação

Activo total líquido + Recursos captados de Clientes com registo fora do balanço



American Depositary Receipts (ADR)

Certificados de depósitos transaccionáveis, emitidos por bancos dos Estados Unidos da América, representando acções de empresas sediadas fora dos EUA sob sua guarda e que conferem aos seus titulares o direito a dividendos e ganhos de capital.