Site RI - Dividendos
BPI - Relações com Investidores Página InicialEnglish VersionSites BPISegurança

FAQ's
Mapa do Site
Glossário
Contactos


Grupo BPI
Governo Grupo BPI
Dados Financeiros
Accionistas
Acções Banco BPI
Dívida
Notícias e Eventos





Links Úteis
Informação obrigatória aos Investidores
Termos de Utilização
Política de Cookies
Glossário

 
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
 
Última Actualização: 13-03-2003


Obrigação com call (callable bonds)

Obrigação que confere à entidade emitente o direito de, em condições pré-fixadas (período de tempo de exercício da opção, preço, etc.), proceder ao reembolso da dívida. A opção contida na obrigação não pode ser transaccionada separadamente desta. Está geralmente associada a um step-up que designa o acréscimo da taxa de juro da dívida, se a opção de reembolso antecipado acordada não for exercida até uma data futura.



Obrigação com cap ou floor

Obrigação de taxa de juro variável à qual está associado um cupão designado por cap (floor) que pode ser transaccionado separadamente. O cap é um contrato através do qual a entidade emitente fixa, em troca de um prémio (remuneração implícita no cap que acresce à taxa de juro do empréstimo), uma taxa máxima para o empréstimo. O floor é um contrato mediante o qual a entidade emitente estabelece, a troco de um prémio (remuneração implícita no floor que se deduz à taxa de juro do empréstimo), uma taxa mínima para o empréstimo.



Obrigação perpétua

Título representativo de empréstimo que não confere direito ao reembolso do valor nominal da dívida e cujo vencimento não tem prazo.



Obrigação subordinada (dívida de longo prazo)

Título representativo de empréstimo cujo reembolso, em caso de falência ou liquidação do emitente, está dependente do prévio reembolso de todos os demais credores não subordinados ou, pelo menos, de determinados tipos de dívida.